Explorando o Papel da Inteligência Artificial na Educação: Uma Perspectiva
DOI:
https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v1i00.5Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Educação, Tecnologias de Aprendizagem, Inovação Pedagógica, Aprendizado AdaptativoResumo
A integração da inteligência artificial (IA) na educação tem despertado considerável atenção como uma força transformadora que remodela os paradigmas tradicionais de aprendizagem. Este estudo proporciona uma análise abrangente do impacto multifacetado da IA na educação, abrangendo sua capacidade de aprimorar métodos instrucionais, personalizar experiências de aprendizagem e revolucionar estratégias pedagógicas.
As tecnologias educacionais impulsionadas pela IA oferecem trajetórias de aprendizagem adaptativas, adaptando a entrega de conteúdo às necessidades individuais dos alunos e aos seus estilos de aprendizagem. A utilização de algoritmos alimentados por IA possibilita a análise de dados em tempo real, auxiliando os educadores na tomada de decisões informadas para o design curricular e o suporte aos estudantes. Além disso, tutores virtuais e plataformas interativas aprimoradas pela IA aumentam o engajamento e promovem a aprendizagem independente.
No entanto, esse aumento na integração da IA traz desafios relacionados à privacidade, considerações éticas e à interface entre humano e máquina. Equilibrar o aproveitamento das capacidades da IA e a preservação da pedagogia centrada no ser humano é imperativo. Este estudo enfatiza a necessidade de programas de treinamento robustos para professores, a fim de aproveitar eficazmente as ferramentas de IA, garantindo sua integração perfeita nas práticas instrucionais.
Em conclusão, a integração da IA na educação tem o potencial de remodelar o cenário educacional, promovendo experiências de aprendizagem personalizadas e eficazes. Uma compreensão abrangente das diversas dimensões do impacto da IA na educação é essencial para aproveitar seu potencial, ao mesmo tempo em que se preservam princípios éticos e pedagógicos.
Referências
Ketamo, H. (2018). Dreams & Reality: How AI will change Education. In The Blue Dot, Issue 9, published by UNESCO MGIEP.
Singh, N. C., & Jain, R. (2018). Personalising ‘Learning’ - Can AI Promise Customised Education For ‘Humanity’. In The Blue Dot, Issue 9, published by UNESCO MGIEP.
UNESCO MGIEP. (2018). Artificial intelligence for education. In The Blue Dot (Issue 9). Mahatama Gandhi Institute of Education for Peace and Sustainable Development, United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
2. The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
3. The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
4. The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
5. Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 internacional, which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
7. Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
• 8. Authors are able to use ORCID is a system of identification for authors. An ORCID identifier is unique to an individual and acts as a persistent digital identifier to ensure that authors (particularly those with relatively common names) can be distinguished and their work properly attributed.