Aplicação da inteligência artificial numa empresa startup de tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.19

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Inteligência de Negócio. Socialização.

Resumo

Objetivo: O presente estudo aborda a aplicação da inteligência artificial no contexto empresarial e avalia como é o processo de implementação, com objetivo de melhorar a eficiência da organização, através da pesquisa da base histórica da IA, a análise da IA no contexto empresarial atual e a socialização entre os membros da organização.

Resultados: A empresa objeto do estudo é uma agência de marketing e desenvolvimento de plataformas tecnológicas que está passando pelo processo de internalização das ferramentas no seu cotidiano. Investigando a relação entre a aplicação da IA e a eficiência da equipe, bem como a capacidade de evolução empresarial.

Método: O trabalho foi baseado em uma pesquisa qualitativa com uma amostra de 131 pessoas e para um grupo de 5 entrevistados, considerando a compreensão e convívio com as ferramentas.

Conclusões: O trabalho evidencia a inteligência artificial como uma estrutura que contribui para a evolução dos indivíduos e das organizações, ao mesmo tempo que discute como será o seu processo de implementação, sua aplicabilidade e o comportamento da sociedade perante as possíveis mudanças.

Biografia do Autor

João Joska Junior, Centro Universitário UNIAVAN (Avantis)/ Graduando em Administração

Graduando em Administração pelo Centro Universitário Uniavan.

Werner José Bertoldi, Centro Universitário UNIAVAN (Avantis)/ Professor

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Reitor da Universidade do Contestado - UnC (2006-2010). Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade do Contestado-UnC (2002-2006). Diretor do Centro de Ensino Superior - campus Curitibanos da Universidade do Contestado - UnC (1996-2002). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado-UnC. Tem experiência na área de Administração Universitária, com ênfase em Gestão e Política Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança, planejamento, estratégia, processo, estrutura, arranjo físico, marketing, demanda, objetivo, estrutura, mercado e desenvolvimento, propaganda. Tem formação em nível de especialização em Coaching Express pela Fundação Condor Blanco - Chile. Especialização em Ensino a Distância: Docência e Tutoria pela Faculdade Avantis. Professor do Centro Universitário Avantis - Univan de Balneário Camboriú/SC, nos cursos de Ciências Contábeis e Administração.Responsável pelas Atividades de Extensão do Centro Universitário Avantis de Balneário Camboriú-SC.

Ruan Carlos dos Santos, UDESC-ESAG- Doutorando em Administração

Bacharel em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2002-2005). Licenciatura Plena em Filosofia e Ciências Sociais pela Faculdade Inetgrada Cruzeiro- FIC (2018). Bacharel em Teologia pela FAJE/ITESC (2006-2009). Especialização e MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela FAPAG (2012). Especialização em Metodologia de ensino de Filosofia e Sociologia pela FACEL (2017-2018). MBA em Governança Corporativa pela UnIBF (2018-2019). Especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela UnIBF (2019-2020). Especialização em Administração, Supervisão e Coordenação Escolar pela UnIBF (2019-2020). Bacharel em Administração pela UniFCV (2021). Bacharel em Ciências Contábeis pela UniCV (2022). Licenciatura em Pedagogia pela UNICV (2024). Mestrado em Administração pela UNIVALI (2015-2017). Associado na ANEGEPE (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) e na ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos). Consultor/docente credenciado na École National D'Administration (ENA- Brasil). Doutorando em Administração pela UDESC-ESAG (2022).

Rodrigo Fernando Belli, Centro Universitário UNIAVAN (Avantis)/ Professor

Professor do Centro Universitário Avantis - (UNIAVAN), Brasil nas disciplinas de Fundamentos da Administração; Gestão de Marketing; Marketing de Serviços e E-commerce; Modelos de Negócios; Mercado de Trabalho e Carreira; Finanças e Serviços Gastronómicos e Administração Estratégica. - Professor Tutor do Centro Universitário Avantis - UNIAVAN dos cursos de Tecnólogo em Marketing e Bacharelado em Administração. - Professor Tutor Externo do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, nos cursos de Tecnólogo em Logística e Processos Gerenciais. - Professor Tutor Externo da UNIGRAN nos cursos de Administração, Processos Gerenciais, Logística, Contabilidade e Recursos Humanos. - Professor de pós-graduação da AVANTIS na disciplina Administração Estratégica de Negócios e Gestão de Clientes. - Professor de pós-graduação da AUPEX nas disciplinas Metodologia Científica, Logística e Gestão Empresarial. - Mestrando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Especialização em Vendas e Marketing - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Especialização em Docência e Tutoria - Centro Universitário Avantis - (UNIAVAN) - Especialização em Docência do Ensino Superior - Centro Universitário Avantis - (UNIAVAN) - Graduação em Administração - Universidadedo Vale do Itajaí - UNIVALI - Técnico em Logística, Armazenagem, Distribuição e Transporte.

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

Joska Junior, J., Bertoldi, W. J., Santos, R. C. dos, & Belli, R. F. (2023). Aplicação da inteligência artificial numa empresa startup de tecnologia. Review of Artificial Intelligence in Education, 4, e19. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.19