Resumo
Objetivo: O presente estudo aborda a aplicação da inteligência artificial no contexto empresarial e avalia como é o processo de implementação, com objetivo de melhorar a eficiência da organização, através da pesquisa da base histórica da IA, a análise da IA no contexto empresarial atual e a socialização entre os membros da organização.
Resultados: A empresa objeto do estudo é uma agência de marketing e desenvolvimento de plataformas tecnológicas que está passando pelo processo de internalização das ferramentas no seu cotidiano. Investigando a relação entre a aplicação da IA e a eficiência da equipe, bem como a capacidade de evolução empresarial.
Método: O trabalho foi baseado em uma pesquisa qualitativa com uma amostra de 131 pessoas e para um grupo de 5 entrevistados, considerando a compreensão e convívio com as ferramentas.
Conclusões: O trabalho evidencia a inteligência artificial como uma estrutura que contribui para a evolução dos indivíduos e das organizações, ao mesmo tempo que discute como será o seu processo de implementação, sua aplicabilidade e o comportamento da sociedade perante as possíveis mudanças.
Referências
Alves, A., Barbieux, D., Reichert, F., Tello-Gamarra, J., & Zawislak, P. (2017). Innovation and dynamic capabilities of the firm: Defining an assessment model. RAE-Revista de Administração de Empresas, 57(3), p. 232-244.
Beal, A. (2011). Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. 5. reimpr. São Paulo: Atlas.
Bittencourt, G. (2006). Inteligência artificial: ferramentas e teorias. 3. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.
Bossaerts, P., & Murawski, C. (2017). Computational Complexity and Human Decision-Making. Trends in Cognitive Sciences, 21(12), p. 917–929.
Costa, E., & Simões, A. (2008) Inteligência artificial: fundamentos e aplicações. 2. ed. rev. e aum. Lisboa: FCA.
Chakraborty, Biplab. (2017). Artificial Intelligence (AI): Will it help or hurt mankind? 6 ago. 2017. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/artificial-intelligence-aihelp-hurt-mankind-biplab-chakraborty?trk= _feed%3D>. Acesso em: 10 set. 2023.
Fernandes, A. M. da R. (2005). Inteligência artificial: noções gerais. 3. imp. Florianópolis: Visual Books.
Fleury, M. T. L. F., & Oliveira Jr., M. De M. (2010). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. 1. ed. São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Tradução: André Fontenelle. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. de A. (2009). Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. de A. (2011). Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Las Casas, A. L. (2015). Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas.
Lee, T. K., Cho, J. H., Kwon, D. S., & Sohn, S. Y. (2018). Global stock market investment strategies based on financial network indicators using machine learning techniques. Expert Systems with Applications, vol. 117 (1), pp. 228-242.
Lee, D., & Yoon, S. N. (2021). Application of Artificial Intelligence-Based Technologies in the Healthcare Industry: Opportunities and Challenges. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18, 271. https://doi.org/10.3390/ijerph18010271
Lee, J., Suh, T., Roy, D., & Baucus, M. (2019). Emerging Technology and Business Model Innovation: The Case of Artificial Intelligence. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 5(3):44. https://doi.org/10.3390/joitmc5030044
Mccapra, A. (2017). Conservation in the age of the robot. Journal of the Institute of Conservation, 40 (2), 190-197.
Morgan, G. (2011). Imagens da organização. Tradução: Cecília Whitaker Bergamini. 1. ed. São Paulo: Atlas.
Oliveira, V. (2018). Inteligência Artificial - Como Ampliar sua Adoção. Revista Inteligência Competitiva, 8(3), 111–116. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i3.310
Pavan, C. D., Faoro, R. R., Matte, J., Miri, D. H., Welchen, V., Chais, C., Ganzer, P. P., & Olea, P. M. (2020). Satisfação na Adoção de Tecnologias a partir da Usabilidade do Sistema e da Cultura Organizacional. Revista Inteligência Competitiva, 10(2), 22–39. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v10i2.363
Pires, F., Barbosa, J., & Leitao, P. (2018). Quo Vadis Industry 4.0: An Overview Based on Scientific Publications Analytics. In: IEEE 27th International Symposium on Industrial Electronics (ISIE).
Russel, S., & Norvig, P. (2004). Inteligência artificial. Tradução: PubliCare Consultoria. 7. reimpr. Rio de Janeiro: Elsevier.
Russel, S., & Norving, P. (2014). Artificial Intelligence: a modern approach. 3.ed. Harlow (UK): Pearson Education Limited.
Sacks, R., Girolami, M., & Brilakis, I. (2020). Building Information Modelling, Artificial Intelligence and Construction Tech. Developments in the Built Environment, vol. 4, 100011, https://doi.org/10.1016/j.dibe.2020.100011.
Schein, E. H. (2001). Guia de sobrevivência da cultura corporativa. Tradução: Monica Braga. Rio de Janeiro: José Olympio.
Segura, M. (2018). Inteligência Artificial Aplicada a Negócios. Revista Inteligência Competitiva, 8(3), 101–110. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i3.308
Semmler, S, & Rose, Z. (2017). Artificial Intelligence Application Today and Implications Tomorrow. Duke Law and Technology Review, 16 (1), p. 85-99.
Simões-Marques, M., & Figueira, J. R. (2018). How Can AI Help Reduce the Burden of Disaster Management Decision-Making? Advances in Human Factors and Systems Interaction, 122–133.
Silva, A. de O., & Janes, D. dos S. (2023). Challenges and Opportunities of Artificial Intelligence in Education in A Global Context. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e01. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v4i00.1
Srivastava, S. K. (2018). Artificial Intelligence: Way Forward For India. Journal of Information Systems and Technology Management – JISTEM, vol. 15, e201815004.
Turban, E., Rainer, K. R., & Potter, R. E. (2005). Administração de tecnologia da informação: teoria e prática. 8 reimpr. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
Zhang, J., Gu, Z., Jang, J., Wu, H., Stoecklin, M. P., Huang, H., & Molloy, I. (2018). Protecting Intellectual Property of Deep Neural Networks with Watermarking. In: ASIACCS - Proceedings of the 2018 on Asia Conference on Computer and Communications Security. Doi: https://doi.org/10.1145/3196494.3196550.
Walton, R. E. (1993). Tecnologia de informação: o uso de TI pelas empresas que obtêm vantagem competitiva. Tradução: Edson Luiz Riccio. São Paulo: Atlas.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 João Joska Junior, Werner José Bertoldi, Ruan Carlos dos Santos, Rodrigo Fernando Belli