Artificial Intelligence in education: What are the opportunities and challenges?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v5i00.18

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação, Regulamentação, UNESCO, IA Generativa

Resumo

Objetivo:
O artigo busca explorar a integração de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no setor educacional. Ele destaca a necessidade urgente de estabelecer regulamentações e verificações adequadas para garantir o uso ético e eficaz dessas ferramentas.

Método:

  • As percepções são baseadas em um artigo de opinião escrito por Stefania Giannini, Diretora-Assistente da UNESCO para a Educação.
  • Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa global envolvendo mais de 450 instituições educacionais, incluindo escolas e universidades.

Resultados:

  • Apenas 10% das instituições pesquisadas formularam políticas ou diretrizes sobre o uso da IA generativa.
  • Verificou-se que o escrutínio para validar livros didáticos é mais rigoroso do que a introdução de ferramentas de IA generativa em ambientes educacionais.
  • Os critérios para avaliação de livros didáticos abrangem precisão de conteúdo, relevância para o ensino, adequação à idade, adequação cultural e social e proteção contra viéses.

Conclusões:

  • O artigo sugere que as instituições educacionais não devem depender exclusivamente de entidades corporativas de IA para estabelecer regulamentações.
  • Embora a educação continue sendo um empreendimento profundamente humano, o aumento das ferramentas digitais durante a crise da COVID-19 destacou os desafios acadêmicos e sociais que os alunos enfrentam na ausência de interação humana.
  • Existe o risco de que a IA generativa possa diminuir a importância dos educadores e abrir caminho para maior automação no domínio educacional.
  • Abordar os desafios prevalecentes na educação exige investimentos tanto em escolas quanto em educadores, e não apenas em tecnologia.

Implicações Práticas:

  • É imperativo que os ministérios da educação colaborem com outros órgãos reguladores, especialmente aqueles que supervisionam avanços tecnológicos, para avaliar e aprovar ferramentas de IA.
  • A UNESCO está na vanguarda dos diálogos globais com as partes interessadas e está no processo de elaboração de diretrizes políticas sobre o uso da IA generativa na educação.
  • A "Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial" da UNESCO, lançada em novembro de 2021, destaca os princípios de segurança, inclusão, diversidade, transparência e excelência.

Biografia do Autor

Altieres de Oliveira Silva , Editora ALUMNI IN, São Paulo

Ph.D. student in Business Law and Citizenship at UNICURITIBA, I specialize in Open Access Scientific Journals. I hold a certification from Cambridge University in Scientific Publication. With expertise in the field of Business Law and a strong focus on promoting accessibility to scientific knowledge.

Diego dos Santos Janes , Editora Alumni in, São Paulo

I hold a Bachelor's degree in Business Administration from UNINOVE, and I am an expert in Open Access Scientific Publications, specializing in Scientific Communication and Editorial Management. Additionally, I have a specialization in Corporate Governance, which complements my knowledge and skills in the realm of business and organizational management. With a focus on promoting accessibility to scientific knowledge and effective editorial practices, my academic background equips me with a comprehensive understanding of both business administration and scholarly publication processes.

Referências

Goyal, I. (2023). AI Renaissance, artificial intelligence, information overload, human-computer interaction, decision-making. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e012. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.12 DOI: https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.12

Gowda, K. R. (2023). Artificial Intelligence in the Modern Economy: Transformations, Applications, and Future Prospects. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e08. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.8 DOI: https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.8

Kaur, G., Gujrati, R., & Uygun, H. (2023). How does AI fit into the Management of Human Resources?. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e04. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v4i00.4 DOI: https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v4i00.4

Lampou, R. (2023). The Integration of Artificial Intelligence in Education: Opportunities and Challenges. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e015. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.15 DOI: https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.15

Iyer, V. (2023). Revolutionizing Recruitment: The Synergy of Artificial Intelligence and Human Resources. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e013. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.13 DOI: https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.13

Patel, H. M. (2023). The Transformative Role of Artificial Intelligence in Modern Agriculture. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e014. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.14 DOI: https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.14

Silva, A. de O., & Janes, D. dos S. (2023). Challenges And Opportunities of Artificial Intelligence in Education in A Global Context. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e01. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v4i00.1 DOI: https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v4i00.1

Silva, R., Noronha, M., & Ferraro, D. M. J. (2023). Determinants of Edtech Success: An Empirical Analysis of Dynamic Capabilities and Key Facilitators. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e016. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.16 DOI: https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.16

Silva, A. de O., & Janes, D. dos S. (2020). Exploring the Role of Artificial Intelligence in Education: A Comprehensive Perspective. Review of Artificial Intelligence in Education, 1(00), e05. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v1i00.5 DOI: https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v1i00.5

Silva, A. de O., & Janes, D. dos S. (2021). The Emergence of ChatGPT and its Implications for Education and Academic Research in the 21st Century. Review of Artificial Intelligence in Education, 2(00), e06. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v2i00.6 DOI: https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v2i00.6

Tambuskar, S. (2022). Challenges and Benefits of 7 ways Artificial Intelligence in Education Sector. Review of Artificial Intelligence in Education, 3(00), e03. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v3i00.3 DOI: https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v3i00.3

Zhang, C. (2022). Current Status and Outlook of Higher Education Digital Transformation in China. Review of Artificial Intelligence in Education, 3(00), e02. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v3i00.2 DOI: https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v3i00.2

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Silva , A. de O., & Janes , D. dos S. (2023). Artificial Intelligence in education: What are the opportunities and challenges?. Review of Artificial Intelligence in Education, 5(00), e018. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v5i00.18

Edição

Seção

PERSPECTIVES - EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)