A Integração da Inteligência Artificial na Educação: Oportunidades e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.15Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Educação, Inclusividade, Automação, Aprimoramento do EnsinoResumo
Objetivo: Explorar o papel atual e potencial da Inteligência Artificial (IA) no setor educacional, abordando seus benefícios e potenciais desafios.
Método: Uma revisão abrangente da literatura existente e aplicações da IA em vários campos, com foco específico em suas implicações para a educação.
Resultados: A IA integrou-se perfeitamente em vários aspectos de nosso cotidiano, desde sistemas automatizados em veículos até anúncios online personalizados. No âmbito da educação, a IA promete aprimorar a experiência de ensino e aprendizagem. Visa complementar, e não substituir, os educadores, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e eficiente. Sistemas de IA podem fornecer feedback sobre o desempenho do aluno, destacando áreas de melhoria e garantindo inclusividade para estudantes com necessidades especiais ou barreiras linguísticas. Além disso, a IA pode automatizar muitas tarefas administrativas, permitindo aos educadores mais tempo para planejamento de aulas e aprimoramento instrucional.
Conclusões: Embora a IA apresente inúmeras vantagens para o setor educacional, sua integração deve ser abordada com cautela. Tanto educadores quanto alunos precisam de preparação para essa mudança tecnológica, a fim de maximizar seus benefícios e mitigar potenciais desafios.
Implicações: A responsabilidade recai sobre governos, instituições educacionais e organizações relacionadas para facilitar a integração suave da IA na educação. Treinamento e conscientização adequados são essenciais para garantir que a IA seja utilizada de forma responsável e eficaz em ambientes educacionais.
Referências
Arora, V. (2022). Artificial Intelligence in Schools: A Guide for Teachers, Administrators, and Technology Leaders (1st ed.). Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003183235-1
Burgess, M. (2021). Artificial Intelligence: How Machine Learning Will Shape the Next Decade (WIRED Guides). Random House.
Cameron, R. (2019). A.I. - 101: A Primer on Using Artificial Intelligence in Education. Exceedly Press.
Churi, P., Joshi, S., Elhoseny, M., & Omrane, A. (2022). Artificial Intelligence in Higher Education, A Practical Approach. CRC Press. DOI: https://doi.org/10.1201/9781003184157
Fadel, C., Holmes, W., & Bialik, M. (2019). Artificial Intelligence In Education: Promises and Implications for Teaching and Learning. The Center for Curriculum Redesign.
Mitchell, M. (2019). Artificial Intelligence: A Guide for Thinking Humans. Pelican Books.
Jones, H. (2020). Machine Learning, An Essential Guide to Machine Learning for Beginners Who Want to Understand Applications, Artificial Intelligence, Data Mining, Big Data and More (Audible Version).
Pickover, C.-A. (2019). Artificial Intelligence. Sterling Publishing Co., Inc.
UNESCO. (2019). Artificial intelligence in education. Retrieved from https://en.unesco.org/artificial-intelligence/education DOI: https://doi.org/10.18356/d94175df-en
Zimmerman, M. (2018). Teaching AI: Exploring New Frontiers for Learning. International Society for Technology in Education.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
2. The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
3. The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
4. The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
5. Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 internacional, which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
7. Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
• 8. Authors are able to use ORCID is a system of identification for authors. An ORCID identifier is unique to an individual and acts as a persistent digital identifier to ensure that authors (particularly those with relatively common names) can be distinguished and their work properly attributed.