Resumo
Este artigo explora a intersecção da Inteligência Artificial em Educação (AIED) e as preocupações de equidade educacional em um contexto global, com ênfase nas regiões do Sul Global. Abordamos as implicações éticas e práticas da implementação responsável da AIED e seu papel na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Embora a AIED tenha mostrado avanços promissores, o desafio de alcançar educação inclusiva e de qualidade para todos permanece complexo, especialmente nas regiões em desenvolvimento.
Referências
Dignum, V. (2019). Responsible artificial intelligence: How to develop and use AI in a responsible way. Springer Nature. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-30371-6
Giannini, S. (2023). Generative AI and the Future of Education. UNESCO.
Knyazeva, N., Mikhailova , I., Usmanova, N., & Shindina, T. (2022). Overcoming Barriers in Developing Digital Skills for Higher Education Teachers: Challenges and Solutions. Review of Artificial Intelligence in Education, 3(00), e024. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v3i00.24
Lampou, R. (2023). The Integration of Artificial Intelligence in Education: Opportunities and Challenges. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e015. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v4i00.15
Majorana, C. D. B., Gonçalves, R. B., Neto , F. L. A., & Camargo , R. Z. (2022). Enhancing Administrative Efficiency in Higher Education with AI: A Chatbot Solution. Review of Artificial Intelligence in Education, 3(00), e023. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.educ.v3i00.23
Tambuskar, S. (2022). Challenges and Benefits of 7 ways Artificial Intelligence in Education Sector. Review of Artificial Intelligence in Education, 3(00), e03. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v3i00.3
Zhang, C. (2022). Current Status and Outlook of Higher Education Digital Transformation in China. Review of Artificial Intelligence in Education, 3(00), e02. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v3i00.2

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.