Resumo
Objetivo: O objetivo deste trabalho de pesquisa é explorar o potencial da inteligência artificial (IA) em aprimorar e fortalecer as medidas de cibersegurança. À luz das crescentes ameaças cibernéticas e das limitações dos sistemas de segurança de computadores tradicionais, o artigo visa elucidar o conceito de IA e seus componentes. O objetivo central é demonstrar como a IA pode ser aproveitada para melhorar a cibersegurança, com foco em áreas-chave como aprendizado de máquina, mineração de dados, aprendizado em profundidade e programas especializados.
Método: Este artigo de pesquisa utiliza uma abordagem de revisão bibliográfica para investigar a interseção entre inteligência artificial e cibersegurança. Envolve a análise de trabalhos e estudos acadêmicos existentes para compreender os desafios apresentados pelas ameaças cibernéticas em constante evolução e as limitações dos sistemas de segurança convencionais. O artigo identifica vários componentes da IA que têm o potencial de aprimorar as medidas de cibersegurança e delinea sua aplicabilidade no cenário digital.
Resultados: A análise da literatura anterior enfatiza a crescente importância da adoção de técnicas de inteligência artificial para reforçar as práticas de cibersegurança. Os resultados destacam as inadequações dos sistemas de segurança tradicionais na previsão e combate às táticas em constante evolução de cibercriminosos e terroristas. Por meio do exame de vários componentes de IA, incluindo aprendizado de máquina, mineração de dados, aprendizado em profundidade e programas especializados, o artigo demonstra os benefícios potenciais que essas tecnologias podem oferecer ao campo da cibersegurança.
Conclusões: Em conclusão, este artigo de pesquisa destaca as ameaças crescentes à cibersegurança diante do avanço tecnológico rápido. A imperatividade de abordar esses desafios por meio da IA se torna evidente à medida que os sistemas de segurança tradicionais se mostram insuficientes. Ao aproveitar o poder das técnicas de inteligência artificial, como aprendizado de máquina, mineração de dados, aprendizado em profundidade e programas especializados, as instituições podem aprimorar significativamente suas capacidades de cibersegurança. O artigo ressalta a necessidade de uma mudança de paradigma em direção a estratégias de cibersegurança impulsionadas pela IA para prever, prevenir e combater eficazmente as ameaças cibernéticas na era digital.
Referências
Atlam, H., Walters, R., & Wills, G. (2018). Intelligence of Things: Opportunities & Challenges. [ebook] the University of Southampton, p.4. Available at: https://www.researchgate.net/publication/325295863Intellgence_of_Things_Opportunities_Challenges.
Big data, artificial intelligence, machine learning, and data protection. (2017). 2nd ed. [ebook] Information Commissioner's Office. Available at: https://ico.org.uk/media/fororganisations/documents/2013559/big-data-ai-ml-and-dataprotection.pdf.
Internet society.org. (2017). Artificial Intelligence and Machine Learning: Policy Paper. [online] Available at: https://www.internetsociety.org/wp-content/uploads/2017/08/ISOC-AI-Policy-Paper_2017-04-27_0.pdf.
Khandelwal, P., & Sudhir K. (2018). Introduction to Artificial Intelligence and its Applications. On Emerging Trends in Information Technology (NCETIT’2018) with the theme- ‘The Changing Landscape of Cyber Security: Challenges: 94.
Mathworks.com. (2019). What Is Deep Learning? | How It Works, Techniques & Applications [online] available at https://www.mathworks.com/discovery/deep-learning.html.
Kamtam, A., Kamar, A., & Patkar, U. C. (2016). Artificial Intelligence approaches in Cyber Security. International Journal on Recent and Innovation Trends in Computing and Communication, 4(4), 05-09.
Intelligence, S. (2019). IBM QRadar Security Intelligence. [online] Ibm.com. Available at: https://www.ibm.com/security/security-intelligence/qradar.
IBM Security. (2019). Cost of a Data Breach Report| IBM Security. [online] Available at: https://databreachcalculator.mybluemix.net/executivesummary.
Norm Shield Cyber Risk Scorecard. (2019). Cyber Security with Artificial Intelligence in 10 Questions | Norm Shield Cyber Risk Scorecard. [online] Available at: https://www.normshield.com/cyber-security-with-artificialintelligence-in-10-question/.
Käser, T., Schwartz, D. L. (2020). Modeling and Analyzing Inquiry Strategies in Open-Ended Learning Environments. Int J Artif Intell Educ, 30(3), 504–535. https://doi.org/10.1007/s40593-020-00199-y
Kaur, G., Gujrati, R., & Uygun, H. (2023). How does AI fit into the Management of Human Resources?. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e04. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v4i00.4
Silva, A. de O., & Janes, D. dos S. (2023). Challenges And Opportunities of Artificial Intelligence in Education in A Global Context. Review of Artificial Intelligence in Education, 4(00), e01. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v4i00.1
Silva, A. de O., & Janes, D. dos S. (2020). Exploring the Role of Artificial Intelligence in Education: A Comprehensive Perspective. Review of Artificial Intelligence in Education, 1(00), e05. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v1i00.5
Silva, A. de O., & Janes, D. dos S. (2021). The Emergence of ChatGPT and its Implications for Education and Academic Research in the 21st Century. Review of Artificial Intelligence in Education, 2(00), e06. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v2i00.6
Sullivan, D. (2016). FAQ: All about the Google RankBrain algorithm - Search Engine Land. [online] Search Engine Land. Available at: https://searchengineland.com/faq-all
Tambuskar, S. (2022). Challenges and Benefits of 7 ways Artificial Intelligence in Education Sector. Review of Artificial Intelligence in Education, 3(00), e03. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v3i00.3
Taub, M., Azevedo, R. (2019). How Does Prior Knowledge Influence Eye Fixations and Sequences of Cognitive and Metacognitive SRL Processes during Learning with an Intelligent Tutoring System?. Int J Artif Intell Educ, 29(1), 1–28. https://doi.org/10.1007/s40593-018-0165-4
Zhang, C. (2022). Current Status and Outlook of Higher Education Digital Transformation in China. Review of Artificial Intelligence in Education, 3(00), e02. https://doi.org/10.37497/rev.artif.intell.education.v3i00.2
Weston-Sementelli, J.L., Allen, L.K., & McNamara, D.S. (2018). Comprehension and Writing Strategy Training Improves Performance on Content-Specific Source-Based Writing Tasks. Int J Artif Intell Educ, 28(1), 106–137. https://doi.org/10.1007/s40593-016-0127-7

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.